100 planos

Sempre fui meio contra fazer muitos planos. Minto. Sempre não. Foi a partir de uns 18 anos de idade. A fase em que eu comecei a cair na real, acho.

É que assim… as coisas que eu planejei, antes dos 18, não se realizaram. Então eu aprendi que ficar planejando muito é muita perda de tempo. É óbvio que não basta planejar, tem que agir e bla bla. Só que tem acontecimentos que não dependem de nós. Não dependem da nossa vontade ou competência. Vivemos à mercê daqueles com os quais convivemos, da sociedade e das regras da vida: nascer, crescer e morrer.

Coisas que não dá pra mudar.

pensamentos distantes…

 

Nessa linha de não planejar muito, procuro viver intensamente. Um dia de cada vez. Quando uma pessoa que amamos muito se ausenta do nosso convívio, acho que a gente tem que tentar pensar desse jeito. Pensar que a vida da gente é um fiozinho frágil, que a qualquer hora pode se partir ou ser partido; que a vida é curta (não importa se vivermos 20 ou 80 anos, sempre será curta se comparada a quantidade de experiências que estão disponíveis para nós) para que percamos tempo com coisas pequenas; que estar junto daqueles que amamos e poder dar um abraço, olhar nos olhos… é algo sem preço.

Bah, são atos simples mas extraordinários. A realidade é que é tudo isso que faz a vida da gente ter sentido. Quando alguém se vai, o sentimento que se tem é de vazio. Um buraco negro no peito, na vida. Se a gente não tiver amigos e família, mesmo que debilitada, quando olhar pro lado, pedindo socorro, que sentido tem continuar?

Acho que é por isso que eu sempre me esforcei tanto para cultivar amizades; que eu muitas vezes tolerei intolerâncias… Por medo da solidão.

Planos para o futuro? Viver e não planejar. Meus planos se resumem ao que farei no dia de amanhã e, com muita cautela, nos próximos meses. Não quero nunca correr o risco de perder o presente enquanto planejo o futuro.

Deixe um comentário

